História
2006
2006
O meu primeiro estágio foi na Toshiba. Inicialmente, estive em um área que o foco era comercial em que eu era coordenado por um engenheiro e dividia o ambiente de trabalho direto com um técnico e outro estagiário. Pelo fato de eu ser a única pessoa a trabalhar com para-raios, isso me colocou em contato direto com a matriz no Japão.
Isso fez com que gerássemos o primeiro negócio no Brasil nessa linha. Cada vez mais proativo, procurava pedir demanda de serviços e com atitude de dono da empresa, da mesma forma como procuro até hoje defender na cultura do intraempreendedorismo nos negócios. Comecei a me destacar e o volume das minhas vendas começaram a representar mais de 60% entre o grupo de quatro pessoas do time, atendendo tanto o mercado de energia quando as indústrias no Brasil.
2007
2007
Fui contratado pela Siemens. Em um primeiro momento, o meu foco na companhia era o mercado de automação industrial para atender as indústrias de Minas Gerais. A venda não era só para o cliente final mas também para os canais de vendas.
Com menos de um ano de empresa, passei no Programa de Talentos da Siemens (PDT) (60 vagas para 10 mil candidatos). Era um programa em que, ao mesmo tempo que eu estava na minha área, eu era treinado e rodava todas as áreas da Siemens, inclusive Finanças e Controladoria, para depois poder assumir posições de liderança dentro da companhia.
Foi nessa fase que comecei minha jornada como palestrante, falando inicialmente sobre sistemas de automação industrial. Já tinha na época públicos de mais de 200 pessoas nas universidades e também circulava pelo interior de Minas Gerais compartilhando conhecimento.
2010
2010
Ainda na Siemens, foi nessa época em que apliquei muito empenho para fomentar toda essa cadeia de parceiros. Clientes foram diversificados em função da conquista de mercados diferentes até então trabalhados pela empresa, o que permitiu trazer receitas adicionais ao negócio.
Como responsável pelo desenvolvimento de negócios em automação em Minas Gerais, tive o convite para assumir o desafio na maior regional do Brasil: São Paulo. Aceitei a missão e mudei-me para a nova regional. Entre os mercados adicionais, além do automotivo, adquiri experiência no ramo de alimentos e bebidas, farmacêutico, bens de consumo e indústria química.
Por alcançar resultados acima da meta anualmente, além de premiação em vendas, fui classificado como Top Talent para ter um acompanhamento especial de carreira para ser um dos possíveis líderes da Siemens.
2011
2011
Foram dois anos intensos como gerente de vendas regional da OMRON. Minha gestão envolvia 5 estados em que liderei a reestruturação comercial das subsidiárias, recuperando margens de lucro, retenção e alinhamento das equipes comerciais considerando a estratégia da matriz.
Nesta etapa profissional, meu foco principal esteve em mercados ultra competitivos como o automotivo, bens de consumo e farmacêutico. Por serem áreas muito dinâmicas e com players nacionais e internacionais, a reinvenção dos negócios e consistência das equipes comerciais era fundamental para o alcance das metas. Entretanto, isso só era possível por meio de uma liderança inspiradora que conseguisse engajar a equipe por meio de uma cultura corporativa forte e com objetivos claros.
Aqui, além do fato de começar a intraempreender, ganhei ainda mais bagagem em minha carreira em busca da excelência na execução de campo, onde as coisas acontecem, para que eu pudesse transportar para minhas atitudes profissionais atuais de forma a agregar aos clientes internos, externos, fornecedores e à maturidade do mercado.
2013
2013
Na General Electric, fui responsável por grandes contas como Vale, CSN, Gerdau, Anglo, Usiminas, Arcelor, Votorantim, entre outras grandes companhias. O foco era Automação Industrial, TI Industrial e convergência IT/OT. Desenvolvi uma estratégia de prospecção integrada combinando novos mercados com a carteira de clientes atual, o que fez aumentar os resultados da empresa em 30% no segmento de mineração e siderurgia.
Essa atuação profissional me colocou ainda mais na intenção de atuar na área de Gestão e empreender, internamente ou externamente, pois eu acreditava que havia uma versão profissional minha que o mercado ainda precisava conhecer.
Nesta época, conquistei novamente ótimos relacionamentos com clientes, fornecedores e colegas de trabalho, o que me proporcionaram uma visibilidade ainda maior no mercado da tecnologia e da indústria.
2014
2014
Quando saí da GE para empreender, havia muita insegurança de quem estava a minha volta pois “Como Boechat largou um grande emprego em uma multinacional como a GE?”. Apesar disso, via a necessidade de criar uma nova maturidade profissional na minha vida.
A história comprova que eu tinha tomado a decisão correta: fui um dos fundadores e líderes da empresa no segmento de Indústria 4.0, Automação Industrial, Elétrica e TI industrial. Após 4 anos, atingimos R$40 milhões em negócios no último ano, aproximadamente 200 funcionários e mais de 100 projetos em diversos clientes em todo o país, o que atraiu a atenção de grandes players do mercado e culminou na aquisição, onde tive a oportunidade de participar ativamente de todo o processo desde as negociações até a integração das companhias.
Portanto, transformar negócios em oportunidades altamente rentáveis e atrativas ao mercado está entre minhas características mais marcantes em meu perfil profissional, e são esses conhecimentos que até hoje trago aos clientes internos, externos e parceiros comerciais estratégicos na área de transformação digital.
2017
2017
Fui responsável pelo atendimento aos principais clientes do mercado privado na Cast Group, especialmente indústrias de processo, indústrias de manufatura e utilities.
Meu foco foi em consultoria e soluções end-to-end para os mercados de Indústria 4.0, Automação, IoT e Energia, estabelecendo relacionamento e auxiliando na transformação digital.
2019
2019
Entrei na Accenture e tive como objetivo inicial lançar desafios para os clientes alcançarem novos níveis de eficiência por meio da transformação digital da indústria.
Minha missão estava centrada nas vendas de novas tecnologias e serviços inovadores (IIoT, Big Data, Analytics, AI, AR/VR, Cloud Computing, IoT, Manutenção Preditiva, Cobots e outros) para permitir a Transformação Digital de negócios e processos operacionais no mercado B2B.
Liderando uma equipe brilhante, auxiliamos na construção de uma marca de confiança em mercados ultra competitivos. Comecei liderando uma área com quatro pessoas e apenas um cliente. Hoje, somos em centenas de profissionais na equipe e diversos clientes de médio e grande porte, com projetos que se tornaram referência nacional e internacional.
Pela capacidade técnica e competência na entrega de projetos, conseguimos entrar em diversos mercados por meio de nosso portfólio: alimentos e bebidas, bens de consumo, farmacêutico, agronegócio, automotivo, equipamentos industriais, hospitais, o mercado público, educação e, inclusive, o varejo.
Hoje
2021 até hoje
Como Diretor Associado da Accenture – Estratégia e Consultoria – Indústria X, enfrentamos desafios para que as indústrias atingissem novos níveis de eficiência e produtividade por meio da transformação digital da manufatura e operação.
Hoje estou como líder Go to Market para América Latina, trabalhando a transformação digital das indústrias, a jornada de Indústria 4.0, tendo também o foco na escalabilidade digital das indústrias, manufaturas e operações, e em pautas como ESG, 5G, metaverso, além da convergência IT/OT.
Lidero uma equipe de alto desempenho e performance, envolvendo diversos níveis de profissionais e setores da organização, e também atuo na formação de alianças e parcerias em todo o ecossistema das empresas e startups.
Formação e Especialização
2009 a 2014
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais: Electronic-Electrical Engineering and Telecommunication with qualification in Automation, Engineering
Fundação Getulio Vargas: Master of Business Administration (MBA), Commercial Manager
2015
Ohio University: Master of Business Administration (MBA), Strategic Business Leadership
2022
Fundação Dom Cabral: MSc – Master, Contemporary Management of Organizations | Business Administration | Focus on Leadership & Strategy
Experiência Profissional
- Accenture: Associate Director – GTM Lead Latam – Accenture – Industry X Latam (Outubro de 2021 até o momento)
- Accenture: (Janeiro de 2021 até o momento)
- Accenture: Senior Manager – Industry X (Março de 2019 – Janeiro de 2021)
- Cast Group: Executive Director – Head of Business Unit Industry 4.0, IoT, Automation & Energy (Junho de 2017 a Março de 2019)
- Partner | Executive Director – LOGIX (Março de 2014 a Março de 2019)
- General Electric: Account Manager – Mining & Metals Brazil (Abril de 2013 a Março de 2014)
- OMRON Automation: Regional Sales Manager (Março de 2011 a Abril de 2013)
- Siemens: Business Developer – Automation System (Novembro de 2007 a Março de 2011)
- TOSHIBA: Sales Trainee (Dezembro de 2006 a Novembro de 2007)