Se tivesse uma máquina parada, gastando cerca de R$100 mil por hora, qual caminho você buscaria para solucionar esse problema e reduzir ou mesmo não ter mais esse custo? Pode ser que você não tenha esse dilema específico dentro da sua organização assim como ⅓ dos entrevistados em uma pesquisa divulgada em matéria da CNN Brasil, mas provavelmente tem desafios de produtividade.
Gestão de estoque, gestão logística, acesso a matérias-primas, padronização de processos, planejamento de manutenções e controle da produção, todas essas questões estão diretamente relacionadas com a produtividade de uma empresa e podem ser obstáculos no crescimento no mercado. Algumas dessas barreiras são externas e imprevisíveis, como a pandemia e a guerra da Ucrânia que prejudicaram o acesso a matérias-primas, por falta ou custo elevado, e fizeram com que o desempenho da indústria brasileira caísse entre o terceiro trimestre de 2020 e o quarto trimestre de 2022, de acordo com o estudo feito pela Sondagem Industrial da CNI. Porém, há outros fatores que podemos ter maior controle, reduzindo impacto e beneficiando a produtividade dentro das empresas.
Assine minha newsletter para acompanhar mais conteúdos como esse e ficar por dentro dos mercados da Indústria, Tecnologia e Transformações Digitais. Clique aqui!
O Impacto da Tecnologia na Produtividade das Indústrias
Redução de desperdícios, minimização de erros, aumento de eficiência e produtividade são objetivos da maioria das empresas do setor Industrial que querem cada vez mais se desenvolver e impactar positivamente o mercado. Nos últimos anos e de 2024 em diante, uma das maneiras para alcançar esses objetivos é a partir do investimento em tecnologia.
Uma boa parcela das empresas brasileiras já acordaram para essa necessidade e passaram a investir na transformação digital. A implementação de inteligência artificial, big data, IoT e automação, as chamadas tecnologias da Indústria 4.0, proporcionaram resultados positivos em 80% das empresas entrevistadas em um estudo entre agosto e setembro de 2023 com 200 organizações. Os maiores benefícios identificados foram a redução de custos de indisponibilidade e aumento na qualidade dos produtos e serviços, fazendo com que 94% dos entrevistados continuassem com a intenção de investir em tecnologia.
O olhar atento para as tecnologias e a transformação digital, para melhorar e alavancar a produtividade nas empresas, não tem surgido apenas nas Diretorias e Conselhos. Percebendo a importância da transformação digital no desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) buscou novas parcerias e investimentos, cerca de R$2.037 bilhões, no programa Brasil Mais Produtivo para que pelo menos 8.2 mil empresas iniciem e evoluam em um processo de transformação digital.
Principais Inovações Digitais na Indústria
Começar um processo de transformação digital não é simplesmente investir e adotar todas as inovações e tecnologias que surgem no mercado. Mesmo que sua empresa ainda não tenha iniciado essa implementação, porém já se conscientizou da necessidade da transformação digital e que precisa correr para não perder espaço no mercado, não dá para fazer isso sem planejamento. É preciso analisar o cenário atual da organização, identificar os principais desafios de produtividade, segurança e qualidade, conhecer e entender as opções de tecnologia digitais disponíveis e então selecionar as melhores para aumentar a eficiência e competitividade das operações. São passos simples, mas que podem se tornar complexos se não tiver o conhecimento, orientação e estratégias corretas.
Dentro do setor da Indústria, há várias inovações digitais que podem ser implementadas, e cito abaixo as que tem auxiliado a lidar com os desafios da produtividade:
- Generative IA: inovação baseada em algoritmos de aprendizado de máquina que possibilita a criação de novas soluções a partir de informações que já existem. Para colocar a Generative IA em prática, as empresas precisam de grande quantidade de dados, profissionais qualificados e capacidade computacional suficiente para manter e implantar os modelos rapidamente.
Entenda mais sobre a Generative IA clicando aqui.
- Cloud Computing: surgiu como uma solução para que as indústrias pudessem usufruir de sistemas de gestão e ferramentas de administração sem a necessidade de criar infraestruturas de TI internas. Utilizar o Cloud Computing torna os processos produtivos ainda mais otimizados, uma vez que não é preciso preocupar-se com questões específicas ao hardware e focar nas próprias operações com velocidade e agilidade.
- Internet das Coisas (IoT): tecnologia que permite a interconexão de dados e sistemas auxiliando no processo de produção, manutenção, logística, melhorando a produtividade da empresa.
Investir em ferramentas tecnológicas e criar uma boa infraestrutura digital são ações mais que necessárias no mercado atual, principalmente por estarmos vivendo o que chamamos de Era Digital. Inovação e produtividade caminham cada vez mais unidas e as empresas que não estiverem unindo as duas dentro de suas operações, não vão conseguir superar as barreiras já existentes e vão perder competitividade no mercado.