Como foi o seu 2024? O ano foi, sem dúvida, um dos mais marcantes da minha trajetória pessoal e profissional. Entre mudança no trabalho, reconhecimentos importantes, participações em eventos internacionais e momentos de reflexão sobre o impacto do meu trabalho, descobri lições valiosas que desejo compartilhar com você neste artigo e que poderão transformar o seu 2025.
2024 foi um ano de transformações
1. Esteja disposto a se reinventar
Este ano, assumi um desafio: liderar a Diretoria de Tecnologia e Engenharia Industrial na Vale. Com uma equipe de centenas de pessoas, percebi que não basta apenas liderar; é preciso intraempreender, ou seja, transformar e inovar mesmo dentro de uma organização estabelecida. Reinventar-se significa estar disposto a aprender e a desaprender constantemente, adaptando-se a um mundo que muda cada vez mais rápido.
Em 2024, tive a honra de representar a Vale em diversos eventos nacionais e internacionais, além de receber prêmios relevantes para nós. Esses prêmios significam que trabalhamos com excelência em equipe e nos dedicamos com alta performance em nossas atividades. Fomos reconhecidos em duas categorias: Crescimento; Inovação e Tecnologia, na “Empresas do Ano do Setor Mineral 2024”, iniciativa da Brasil Mineral e a FIEMG para o setor de mineração.
2. Liderar é servir
Simon Sinek já dizia que “Liderança não é sobre ser o melhor. É sobre fazer as pessoas ao seu redor melhores”. Compartilho o mesmo pensamento e é exatamente o que trabalho em cada interação com a minha equipe. Liderar é inspirar, criar espaços seguros para ideias e valorizar contribuições individuais e em equipe.
Em 2024, representei a Vale na Automation Fair 2024, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos, um dos maiores eventos de Automação Industrial e Tecnologia do mundo. Acompanhado pelos colegas José Catarino e José Muniz, participei de uma experiência incrível com milhares de pessoas em três dias de exposições e palestras, incluindo apresentações destacadas de brasileiros. Entre os temas mais marcantes, destaco: Cyber OT, Conectividade Industrial e Plataformas de Tecnologia para Operações.
Use a inovação e a tecnologia a seu favor para destacar sua carreira com a minha mentoria
Esses aprendizados e experiências reforçam meu compromisso de liderar por meio do impacto positivo, sempre buscando elevar minha equipe e contribuir para o progresso e a inovação no ambiente industrial e tecnológico. Uma das lições valiosas que posso destacar em 2024 é esta: liderar é servir.
3. A humildade para aprender impulsiona a inovação
Estar na Vale e aprender com mentes brilhantes em 2024 me fez refletir de que sempre há algo novo para aprender. Reconhecer que não sabemos tudo nos permite crescer. A humildade de aprender é o que nos impulsiona a explorar novas ideias, a questionar o status quo e a buscar soluções criativas para os desafios que enfrentamos. Quando nos abrimos ao aprendizado contínuo, não apenas ampliamos nosso conhecimento, mas também estimulamos a inovação.
Em 2024, participei da Hannover Messe 2024, a maior feira de tecnologia do mundo, onde explorei tendências que estão moldando o futuro da indústria, como digitalização, sustentabilidade e conectividade. Temas como 5G, manufatura aditiva, inteligência artificial e descarbonização foram destaques, mostrando como a tecnologia está redefinindo operações e impulsionando a eficiência e a sustentabilidade. Foi inspirador ver o Brasil bem representado em um evento de tamanha relevância global e tive a oportunidade de representar a Vale neste evento que aconteceu na Alemanha.
Como Diretor de Tecnologia e Engenharia na Vale, é gratificante contribuir para iniciativas que unem inovação e sustentabilidade. A Hannover Messe 2024 evidenciou o grande potencial do Brasil e de seus profissionais para liderar essa transformação e foi uma alegria participar ao lado dos colegas Mauricio Baleeiro e Pedro Ivo Martins, membros da minha equipe, que também representaram a Vale com excelência.
4. Eficiência e responsabilidade andam juntos
Em 2024 um dos temas centrais, foi o impacto da transformação digital na indústria. A conexão entre tecnologia e sustentabilidade é mais do que uma tendência, mas sim uma necessidade. Da inteligência artificial à descarbonização, estamos construindo um futuro onde eficiência e responsabilidade caminham lado a lado. Como profissionais do setor, precisamos nos preparar para liderar essa transformação.
Para contratar uma palestra minha para o seu evento, clique aqui
Um acontecimento marcante em 2024 foi a minha participação no painel sobre a missão 4 da neoindustrialização (NIB – Nova Indústria Brasil), que trata da transformação digital da indústria para ampliar a produtividade. O painel aconteceu ao lado de profissionais como Guilherme Baeta, Gustavo Brito e Tatiana Escovedo. Discutimos estratégias e soluções para alavancar a eficiência industrial, tema que faz parte do meu propósito profissional.
Eventos como este reforçam minha confiança no futuro da indústria brasileira e na sua capacidade de se transformar de forma positiva e sustentável. Este evento aconteceu no Dia da Indústria, onde representei a Vale em um evento na Firjan que abordou o momento atual e o futuro do setor industrial, comparando cenários globais e destacando oportunidades de desenvolvimento. Um dos destaques foi o painel que deu voz às lideranças femininas, reforçando a importância da diversidade e inclusão no setor. Além disso, foram apresentados os pilares do NIB (Nova Indústria Brasil), com painéis direcionados às seis missões do plano governamental. O futuro da indústria já chegou, no qual existe mais eficiência, inclusão e responsabilidade ambiental.
5. O legado está no impacto que geramos
Um dos momentos mais gratificantes do ano de 2024 foi receber o reconhecimento de Top 10 Executivo de Tecnologia e Inovação. Porém, mais importante do que a premiação foi perceber como meu trabalho inspira pessoas e transforma empresas. Seja como palestrante, mentor, conselheiro de empresas ou escritor, sei que meu legado está em como consigo ajudar outros profissionais a alcançarem seus objetivos. Este impacto é o que realmente dá sentido ao que faço.
Em 2024, compartilhei conhecimentos e experiências em inúmeros podcasts e entrevistas. Entre esses conteúdos, destaco a participação no Gestor Talk, um podcast inovador que aproxima líderes e suas equipes, criado por Thieres Carlini Rego e Luccas Brito, ambos profissionais brilhantes da equipe de Tecnologia e Inovação na Vale. Foi uma honra participar dessa iniciativa inspiradora, na qual compartilhamos experiências, histórias de sucesso e insights valiosos, promovendo aprendizado, motivação e conexão entre os colaboradores. Acredito que o verdadeiro legado não está naquilo que conquistamos, mas sim na forma como impactamos as pessoas com a nossa trajetória.
6. A revolução começa na base
Estar presente nas operações da Vale e em diversos locais em 2024 foi fundamental para vivenciar os desafios reais das equipes e fomentar a automação industrial e a transformação digital. Somente no Pará estive sete vezes em oito meses, além de outras presenças nas operações da Vale em Minas Gerais, Vitória, São Luís, Rio de Janeiro e até no exterior (Malásia e Omã). Estar próximo ao time da Vale me faz sentir conectado à realidade operacional, compreender melhor as necessidades das equipes e contribuir de forma mais assertiva para soluções que impulsionem a eficiência, a segurança, a inovação e a sustentabilidade.
A retomada do programa de Mina Autônoma com a expansão e aceleração desta transformação, é um dos principais exemplos do que lutamos e conquistamos ao longo do ano.
Nessas imersões, chamadas de Gemba, tive a oportunidade de interagir com as equipes de tecnologia, inovação e operações, estabelecer momentos de escuta ativa, ter agendas de reconhecimento das equipes, além de reencontrar amigos. Essas vivências enriqueceram meu entendimento dos desafios vivenciados no dia a dia dentro da Vale, estimulando a inovação em termos de automação industrial e transformação digital das operações.
7. Quando compartilhamos conhecimento, multiplicamos resultados
Em 2024, tive a oportunidade de compartilhar conhecimentos em eventos de grande relevância no setor de tecnologia e inovação. Palestrar no Hack Town 2024, um evento com mais de 20 mil participantes, foi um marco para discutir inovação e transformação digital. No painel “Inovação: O desafio da mudança na cultura de grandes empresas” junto ao Rodrigo Assad, Diretor de Inovação de produtos B2B na Claro, discutimos sobre o que é inovação e como ela impacta a competitividade e a sobrevivência das empresas no mercado atual.
Além disso, palestrei em eventos como o Startup Summit, em Florianópolis-SC, área que atuo ativamente como conselheiro consultivo em startups, sobre Transformação e Inovação na Indústria.
Em 2024, palestrei também na EXPOSIBRAM 2024, a maior feira de mineração da América Latina, dentro do stand da Vale em setembro.. Outro momento memorável foi palestrar no ENA 2024, que reuniu mais de 5 mil pessoas, onde dividi o palco com outros grandes profissionais em um painel sobre transformação digital na indústria.
Em março de 2024, tive a oportunidade de participar de um painel sobre inovação e sustentabilidade na manufatura 5.0 no Brasil Manufacturing Summit 2024, junto ao Felipe Sabbag, Emanoel Vieira e César Kaluck. Todas as palestras que ministrei no Brasil e exterior, me fizeram refletir que um verdadeiro líder é aquele que compartilha suas vitórias e desafios, contribuindo para a evolução do setor e deixando um impacto duradouro na indústria e na sociedade. Afinal, quando compartilhamos conhecimento, multiplicamos resultados.
Quais lições poderão moldar o seu 2025?
Seja no campo profissional ou pessoal, não tenha medo de se reinventar, liderar com empatia, aprender com humildade e abraçar o futuro. Se existe uma frase que representa muito bem o ano de 2024 é: “Juntos, podemos construir um mundo mais inovador e humano”. E você, quais lições aprendeu em 2024 e que poderão moldar seu 2025? Compartilhe nos comentários.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com sua rede para que mais profissionais possam desenvolver suas lideranças para transformarmos o mercado de forma positiva.
Sou Carlos Eduardo Boechat, Diretor de Tecnologia e Engenharia na Vale, especialista em transformação digital e indústria 4.0, Conselheiro, Mentor, Professor, Palestrante e Colunista.